Secretaria Municipal de Porto União no Twitter

sexta-feira, 3 de maio de 2013

ENCONTROS DE FORMAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA





O município de Porto União aderiu em 2012 ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) que é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Estar alfabetizado nos contextos atuais significa ter pleno domínio da leitura, da escrita, e do cálculo, ou seja, as crianças devem ler fluentemente, produzir textos significativos e resolver situações problemas envolvendo as quatro operações matemáticas, bem como apresentando habilidades adequadas de expressão comunicativa de acordo com a faixa etária.
          Ainda em 2012 as Pedagogas Ana Paula K. Casanova e Eliane Regina K. Stringhini foram cadastradas como Coordenadora e Orientadora de Estudos, respectivamente. Na semana de 18 a 22 de fevereiro de 2013 a Orientadora de estudos participou do 1º Encontro de Formação em Fraiburgo-SC.

Mesmo que o Material de Formação do PNAIC ainda não tenha sido entregue, o primeiro encontro de formação com as professoras alfabetizadoras (professoras do 1º ao 3º ano) foi realizado no dia 16 de março na FAFIUV durante todo o dia. No encontro foi debatido sobre os seguintes temas: formação continuada, alfabetização e letramento, currículo, avaliação e avaliação diagnóstica. Houve ainda momentos de leitura e discussão do material disponibilizado pela Secretaria Municipal da Educação.O segundo encontro de formação ocorreu no dia 27 de abril na FAFIUV durante o período matutino e vespertino onde foram debatidos temas como avaliação, avaliação diagnóstica e planejamento no ciclo de alfabetização enfatizando a prática pedagógica das professoras. Durante o ano de 2013 acontecerão 11 encontros de formação com as professoras alfabetizadoras.










Nenhum comentário:

Postar um comentário